O vereador Rafael Rufino (MDB) indicou à Prefeitura de Santa Rosa (RS), por meio da Secretaria de Educação e Cultura, a implementação de um projeto de sustentabilidade ambiental e conscientização do descarte correto do lixo para escolas municipais, por meio da instalação de biodigestores que transformam resíduos orgânicos em gás e fertilizantes.
Segundo Rufino, projetos semelhantes têm obtido sucesso em vários municípios brasileiros, como, por exemplo, Venâncio Aires (RS), que desde 2019 trabalha com seus alunos do ensino fundamental a conscientização ambiental e o correto descarte do lixo que produzem nas escolas, envolvendo as crianças em todo o processo, enquanto geram fertilizantes para a comunidade e gás que é utilizado pelas escolas em fogão de boca única.
“A gestão de resíduos sólidos urbanos é um desafio para todos os municípios brasileiros, que precisam cada vez mais criar as condições para seu correto descarte e para que as novas gerações cresçam com maior responsabilidade socioambiental” – reforça Rafael Rufino.
Em sua proposta, o parlamentar deixa claro que as sobras de merenda escolar poderão ser coletadas e colocadas nos biodigestores, que transformarão os restos de comida em gás de cozinha e biofertilizantes, ambos podendo ser utilizados no preparo e cultivo de alimentos nas próprias instituições de ensino.
A iniciativa também deverá evitar que toneladas de dejetos sejam depositados no lixo comum, contribuindo para a educação ambiental dos alunos e ajudando até mesmo a administração pública a economizar na compra de gás de cozinha para as escolas.