O vereador Rafael Rufino (MDB) apresentou, na sessão de segunda-feira (7), a Indicação 1484/2021, solicitando à Prefeitura de Santa Rosa que estude a possibilidade de ampliar o limite de crédito para o financiamento de capital de giro aos beneficiários do Programa Desenvolver até o teto das concessões de créditos, que atualmente é de R$ 20.000,00, em tempos de moléstias contagiosas, catástrofes naturais ou crises econômicas.
O encaminhamento busca auxiliar o empreendedor santa-rosense em tempos difíceis, como o que vivemos, causado pelas contingências e desafios que a pandemia de Covid-19 trouxe às empresas, que, a depender do ramo, viram-se impossibilitadas de abrirem suas portas, acumulando prejuízos, com impactados diretos no capital de giro de seus negócios.
Segundo Rufino, “a liberação de mais recursos para o financiamento do capital de giro possibilitará a sobrevivência de empreendimentos que estão com sérios problemas de liquidez para fazer frente aos compromissos assumidos com credores”. Santa Rosa tem sido exemplo para muitos municípios que estudam implementar programas de microcrédito como o “Programa Desenvolver”, que foi estruturado e implementado durante a gestão de Rafael Rufino como Secretário de Desenvolvimento Sustentável do governo Alcides Vicini (PP). Agora, o foco é na manutenção e na retomada da nossa economia, com a preservação de empreendimentos, empregos e renda.
Os empreendedores de Santa Rosa podem tomar crédito pelo Programa Desenvolver pagando apenas o CDI e a Prefeitura subsidia os juros de 0,50% ao mês junto ao banco. Empresas aptas: Micro Empreendedor Individual e Microempresa.