O vereador Rafael Rufino (MDB) encaminhou o Ofício Gb. RRC nº11/2022 ao gabinete do vice-governador Delegado Ranolfo Vieira Júnior, solicitando informações atualizadas sobre a contratação de médico legista para atuar no Instituto Médico Legal (IML) de Santa Rosa. Em 2021, Rufino já havia encaminhado pedido de providências em ofícios encaminhados ao governador, vice-governador e presidente da ALRS.
No novo documento, o parlamentar pede urgência na nomeação do profissional e a resolução da questão da falta de médico, pois a situação das famílias que perdem um ente querido que precisa ter o corpo liberado pelo IML está sendo dolorosa demais. O deslocamento dos corpos para outras cidades leva muitas horas, causando mais sofrimento e dor aos enlutados.
Sabe-se que, pelo menos desde 2021, a contratação do profissional está em fase de nomeação. Por isso, solicitamos a celeridade no processo, visto que o IML de Santa Rosa precisa estar em funcionamento para atender a uma população de mais de 200.000 pessoas, de aproximadamente 30 municípios da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.