O vereador Rafael Rufino (MDB), apresentou ao Plenário da Câmara, segunda-feira (08), a Indicação 1269/2021, aprovada por unanimidade pelos demais vereadores, onde propõe à Comissão Técnica de Fiscalização, Controle, Obras e Serviços da Câmara a convocação e realização de Audiência Pública, com a presença da Superintendência e Diretoria da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), para tratar sobre a continuidade dos investimentos em saneamento básico, dentre eles, a troca da rede de abastecimento de água e o sistema de esgotamento sanitário.
A política de saneamento básico é prioritária na promoção da saúde e bem-estar da população e nos últimos anos são inúmeros os casos registrados de rompimentos na rede de água e esgoto da Corsan em Santa Rosa, prejudicando a pavimentação de diversas vias públicas e calçamentos, e causando o recorrente desabastecimento temporário em muitos bairros e vilas da cidade. Além disso, há várias situações de esgoto a céu aberto pelo município, que impossibilitam a construção de fossas sépticas nesses locais e prejudicam a vida de quem ali vive. Como é o caso das ruas Carlos Bergmann e São Borja, no bairro Sulina.
O contrato de concessão, firmado em 2009 entre a Prefeitura de Santa Rosa e o governo do Estado, através da Corsan, válido até 2034, prevê investimentos na ampliação da rede de água e esgoto. É este contrato que precisa ser acompanhado de perto pelos vereadores como fiscais de uma concessão pública. É preciso verificar, com muita transparência e objetividade, o que foi feito, o que deveria ter sido feito e não foi, quais são os impasses e como vamos resolvê-los.