Na noite de terça-feira (24), o Plenário Étore Alberto Beltrame esteve praticamente lotado com a presença de voluntários, protetores dos animais, imprensa, servidores públicos e a comunidade em geral. Todos em busca de soluções e melhorias para a política de bem-estar animal de Santa Rosa.
Proposta pelo vereador Rafael Rufino (MDB), a Audiência Pública da Causa Animal buscou ampliar o diálogo entre o governo municipal, as entidades de proteção e ONGs que vêm realizando o trabalho de acolhimento, tratamento, cuidados e castração dos animais há muitos anos, e escutar pessoas interessadas na causa e/ou impactadas pelo tema.
Conduzida pelo presidente da Comissão do Legislativo de Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Meio Ambiente, o vereador Adilson Müller dos Santos (Republicanos), a audiência trouxe o Secretário do Meio Ambiente, Sr. João Carlos de Castro Dorneles, e o Presidente do Conselho do Meio Ambiente, Sr. Betuel Brun Sauer, para o debate de ideias.
Convidada especial, a vereadora Bruna Molz (Republicanos), de Santa Cruz do Sul (RS), que trabalha com dedicação pela causa animal, relatou como implementou em seu município políticas públicas efetivas de bem-estar animal, com a criação de leis de proteção, conselho e fundo municipal, fiscalização, controle, penalização e gestão de recursos.
Após a participação popular e do compromisso manifestado pelos representantes do governo municipal, ficou alinhada a criação de uma Comissão Parlamentar da Causa Animal, que será apresentada pelo vereador Rafael Rufino (MDB), contando com o apoio dos membros da Comissão que coordenou a audiência e das ONGs colaboradoras, na próxima sessão plenária (29), para o acompanhamento da questão junto ao Executivo e implementação das matérias e ações que precisarão ser encaminhadas para a solução dos principais problemas e demandas levantadas na audiência pública.