Em busca de promover uma maior participação da comunidade nas decisões políticas e ações públicas, o vereador Rafael Rufino (MDB) apresentou uma Indicação Legislativa ao Poder Executivo durante a última sessão plenária realizada na segunda-feira (3). A proposta defende a criação do Conselho Municipal das Associações de Moradores de Santa Rosa, visando fortalecer o diálogo entre o governo municipal e as comunidades locais.
As Associações de Moradores desempenham um papel fundamental no cotidiano das comunidades, conhecendo de perto a realidade local e as principais demandas de sua população. Com um olhar diferenciado baseado em sua própria história local, essas associações podem contribuir significativamente para o planejamento orçamentário, a criação e a melhoria de políticas públicas, bem como para a implementação de ações governamentais.
“Queremos ampliar o diálogo com as lideranças comunitárias na elaboração de projetos públicos, planos e ações de governo, em busca de resultados mais efetivos. Eu cresci vendo e acompanhando a importância do trabalho das associações de moradores através do meu pai, saudoso Nerci Rufino, que sempre esteve ligado à entidade do Bairro Sulina. A proposta para criação de um Conselho Municipal das Associações de Moradores de Santa Rosa é, portanto, essencialmente democrática, buscando tratar conflitos e superar dificuldades de forma compartilhada e responsável”, disse o vereador Rafael Rufino.
A ideia espera fortalecer ainda mais o vínculo entre a administração municipal e as comunidades locais, tendo o apoio dos vereadores de Santa Rosa para ampliação do diálogo e para o atendimento dos interesses coletivos. A participação ativa dos moradores, por meio de suas associações, possibilitará definir prioridades e a execução de projetos, representando um avanço na construção de uma gestão mais inclusiva e transparente, em que os cidadãos têm voz ativa nas decisões que impactam diretamente suas vidas.
O Poder Executivo deverá avaliar a proposta e tomar as medidas necessárias para efetivar a criação do Conselho, consolidando um importante passo em direção à governança participativa em Santa Rosa.