O vereador Rafael Rufino (MDB) encaminhou à prefeitura de Santa Rosa, na sessão plenária de segunda-feira (20), a Indicação 2034/22, solicitando a viabilização de um Programa de Incentivo à Implementação de Hortas Comunitárias em terrenos do município.
“As Hortas Comunitárias são uma forma de terapia ocupacional e podem servir como fonte de sustento para pessoas físicas, bem como auxiliar as nossas entidades que queiram trabalhar com a terra na produção de alimentos”, salientou o vereador. Na última semana, em conversa com o prefeito Mantei (PP) e a secretária de assistência social Rita Strasser, Rafael soube que a ideia do Poder Executivo é iniciar o projeto em duas comunidades santa-rosenses, em breve.
Rufino ainda defende que sejam consideradas aptas ao cadastramento para uso dos espaços destinados às Hortas Comunitárias àquelas pessoas que façam parte de programas de geração de renda, como o Programa da Economia Solidária, e que a estas pessoas seja permitida a venda do excedente produzido.
O programa de Hortas Comunitárias ainda ajudará a manter os terrenos públicos limpos e utilizados, incentivará práticas sustentáveis e de respeito ao meio ambiente; além de criar hábitos de alimentação saudável, sem utilização de agrotóxicos na produção de plantas, hortaliças, frutas e vegetais, oportunizando a integração social entre membros da comunidade e o empreendedorismo familiar.