A Câmara de Vereadores de Santa Rosa aprovou, na sessão plenária de segunda-feira (25), o Projeto de Lei nº 12/2022, de autoria do vereador Rafael Rufino (MDB), que obriga a instalação de portão eletrônico com interfones em escolas de educação infantil e escolas públicas do município.
O projeto prevê que os portões eletrônicos devam ter ao menos duas travas de segurança e ser acompanhados de interfones para comunicação interna e externa. A medida quer garantir a integridade e a segurança dos alunos, professores e servidores das escolas públicas do município, de modo a prevenir atos de vandalismo, além de desestimular ações criminosas dentro e fora dos educandários municipais.
Ao defender seu projeto na tribuna, o vereador Rafael Rufino lembrou da triste chacina ocorrida em maio de 2021 na creche Aquarela, localizada na cidade de Saudades, próxima a Chapecó, em Santa Catarina. Um massacre escolar com infanticídio, quando três crianças, uma professora e uma funcionária morreram no ataque, perpetrado por um jovem de 18 anos, natural da cidade.
“Precisamos tomar sérias providências e pensar de forma preventiva quando se trata da segurança das nossas crianças, ainda mais quando a responsabilidade pelo cuidado delas recai sobe a Administração Pública. Os pais precisam saber que seus filhos estão em um ambiente protegido”, reforçou Rufino.