O vereador Rafael Rufino (MDB) solicitou à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, através da Indicação Nº 1601/2021, que encaminhe ofícios ao governador Eduardo Leite e ao vice-governador Delegado Ranolfo Vieira Júnior, com cópias ao presidente da ALRS, Deputado Gabriel Souza; e para a diretoria geral do Instituto Geral de Perícias (IGP), solicitando explicações quanto ao andamento da nomeação de um médico legista para atuar no Instituto Médico Legal (IML) de Santa Rosa.
Segundo o vereador, as famílias têm passado por momentos de muita angústia por não termos nosso IML funcionando no município. O deslocamento do corpo para outras cidades tem acarreto no aumentado das horas de sofrimento e dor.
Esta é uma demanda que o prefeito Anderson Mantei (PP) também defende e já mobilizou reuniões durante o ano com a diretoria do IGP e com o governo do Estado para tratar do tema – que se comprometeram em agilizar os trâmites para a contratação do médico legista.
A contratação do profissional está em fase de nomeação e os ofícios irão reforçar o pedido, solicitando celeridade no processo, visto que o IML de Santa Rosa precisa estar em funcionamento para atender a uma população de mais de 200.000 pessoas, de aproximadamente 30 municípios da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.