O vereador Rafael Rufino (MDB) encaminhou à prefeitura de Santa Rosa, por meio da Indicação 1502/2021, uma proposta de projeto para incentivar o descarte correto do lixo no município, envolvendo diferentes setores da sociedade, tendo como referência o projeto “Lixo que Vale” do município de Umuarama – PR.
O projeto paranaense apresenta uma dinâmica intersetorial reconhecidamente eficiente e eficaz para o correto descarte do lixo, criando pontes entre catadores, cooperativas, agricultores familiares, produtores de alimentos, pequenos comércios e a comunidade, transformando cada 3 kg de material reciclável em 1 kg de alimento. É uma ação que se apresenta como modelo de transformação social, beneficiando muitos setores da sociedade.
Segundo Rafael Rufino, os efeitos diretos de tal proposição serão: o correto descarte do lixo, a preservação do meio-ambiente, a economia de recursos por parte do município (com aterro e transporte de resíduos) e o movimento da economia local, através da circulação de recursos que permanecem aqui, além da geração de oportunidades de trabalho e renda para as pessoas envolvidas.