O vereador Rafael Rufino (MDB) e o presidente da Frente Parlamentar pela Tradição Gaúcha, Tiago Diord Ilha (REPUBLICANOS), estiveram reunidos com o o governador Eduardo Leite (PSDB), nesta sexta-feira (7), em tratativas para a inclusão das áreas da Cultura e do Esporte no Programa Nota Fiscal Gaúcha.
Instalada em 25/03/2021, a ‘Frente Parlamentar de Vereadores pela Tradição Gaúcha’ busca defender os interesses tradicionalistas perante o poder público do Estado do Rio Grande do Sul, especialmente junto aos municípios. A iniciativa parte do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), conta com mais de 70 parlamentares de 60 cidades e vem recebendo novos integrantes.
Para seus integrantes, a cultura do Rio Grande é o maior bem simbólico dos gaúchos, que une todo o Estado fraternalmente em um laço de amor e compromisso com nossa terra, nossa gente, costumes, crenças e valores. Uma herança preciosa que atravessa gerações e precisa ser preservada, incentivada e promovida.
Neste sentido, em reunião on-line da frente parlamentar, o vereador Rafael Rufino apresentou uma nova possibilidade de financiamento cultural e esportivo a partir do Programa Nota Fiscal Gaúcha, que atualmente fomenta as áreas da Assistência Social, da Educação, da Saúde e da Defesa e proteção dos Animais.
Segundo o vereador Rafael Rufino, “nossa cultura tradicionalista e o esporte (que também tem atividades ligadas à tradição, como o tiro de laço) precisam e merecem ter novas alternativas de financiamento, para manter viva a chama que resgata nosso passado, valoriza nosso presente e dá um sentido maior, como povo irmanado e identificado, para a construção de um futuro de grandes façanhas”.