Na sessão de segunda-feira (19), o vereador Rafael Rufino (MDB) apresentou a Indicação 90/2021, Moção de Apoio à Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (AMUFRON) pela reinvindicação da bandeira vermelha e retorno das atividades escolares presenciais junto ao Gabinete Estadual de Crise para o Enfrentamento da Epidemia de COVID-19.
A AMUFRON defende, e a Câmara de Vereados de Santa Rosa apoia, o retorno do Sistema de Distanciamento Controlado, com o enquadramento das bandeiras segundo indicadores de cada região, conforme vinha sendo realizado pelo governo gaúcho. Desta forma, Santa Rosa estaria hoje classificada na bandeira vermelha e muitas atividades econômicas e aulas presenciais poderiam retornar, observando rigorosos protocolos sanitários, bem como às circunstâncias específicas de estrutura e localização de cada escola.
A Moção de Apoio é subscrita por:
- Cláudio Schmidt (MDB)
- Maicon Zamboni (PP)
- Máximo Altemir Martins (PP)
- Vitor Daniel De Conti (PP)
- Cleonice Elisete Brinhol (CIDADANIA23)
- Douglas Calixto (CIDADANIA23)
- Jocemar Ademir Gerhardt (CIDADANIA23)
- Osório Antunes dos Santos (PL 22)
- Tenente Amarildo Kaiber (REPUBLICANOS)
- Adilson Müller dos Santos (REPUBLICANOS)
- Marcos Knorst (PCdoB)
Visa-se, também, que o governo estadual busque agilizar a vacinação para professores e funcionários de escolas públicas e privadas.
Cópias da moção serão encaminhadas ao governador Eduardo Leite e ao presidente da ALRS, Gabriel Souza, para cientificá-los quanto ao posicionamento do parlamento municipal sobre o tema.