O vereador Rafael Rufino (MDB) propôs, na sessão de segunda-feira (15), a Indicação 1281/2021, aprovada por unanimidade pelos demais vereadores e encaminhada à prefeitura, para que o prefeito Mantei, através da Secretaria Municipal de Obras e da Secretaria Municipal de Habitação, realize a desobstrução imediata da rede pluvial existente, além de estudo para a implementação de rede pluvial adequada para o saneamento das ruas Progresso e suas adjacências, e da Travessa Curitibanos, nas Vilas Pereira e Progresso, em Santa Rosa.
Os problemas de drenagem na região são muito sérios e todas as vezes que o céu fica nublado, seus moradores, angustiados e já sabendo dos possíveis efeitos de uma chuva mais intensa, correm para desobstruir (por conta própria) as poucas bocas de lobo, que, pelo que verificamos, são insuficientes para dar vazão a toda água da chuva que recebem. Para piorar, algumas dessas bocas de lobo estão completamente obstruídas e inoperantes, devido ao acúmulo de sedimentos pelo depósito de terra, areia, argila, pedras e demais detritos carregados pelas águas das chuvas.
A força das águas pode ser sentida principalmente na rua Progresso, nos terrenos ao redor, e na Travessa Curitibanos. Uma casa na rua Júlio Gaviragh teve sua estrutura condenada pela ação da água, que invadia a propriedade constantemente em dias de chuva mais intensa.
Quando chove, as ruas parecem se transformar em verdadeiros riachos e a água que corre pelo asfalto ganha velocidade, transformando-se em forte correnteza que invade calçadas, terrenos e casas. Uma situação crítica e que vem causando prejuízos materiais e emocionais aos moradores da localidade, colocando suas vidas em risco.